sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Próximas postagens

Estou bem atrasado com as páginas do quadrinho "Mais uma história...". Estava realmente muito atarefado, e mal fiquei em casa nas últimas 3 semanas.Pra piorar a dona telefônica está com problemas, e eu estou sem internet. Durante essas semanas fiz uma adaptação pro primeiro conto do Machado de Assis, "Três Tesouros Perdidos", pra revista Miscelânea, da Pós-Graduação da UNESP de Assis. Apesar da correria achei bem interessante o resultado, até porque é um conto muito legal, ainda mais sabendo que é o primeiro do autor, e ver que ele sempre passou longe de uma escrita ingênua. Assim que der posto aqui o link da revista.

Outra coisa legal é que já fiz todo o roteiro pra essa primeira parte da "Mais uma história..." E a sua forma de continuação também já está definida.
Isso graças aos textos do Gazy Andraus. Ele realmente me inspira, tanto pelo conteúdo, quanto pela honestidade. Não no sentido de que minhas HQs tenham ou terão alguma relação mais direta com o seu quadrinho fantástico-filosófico, mas sim por concordar com sua visão das HQs como meio de expressão pessoal.
Ontem eu li, no zine Royale #03, a materia do Gazy sobre a evolução dos quadrinhos, e achei bem interessante o que ele diz sobre o aumento da qualidade do produto (impressão, acabamento, etc) mas de uma aparente queda no experimentalismo, que sempre caracterizou os fanzines.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Acho que isso é geral no quadrinho brasileiro. Não posso dizer que a qualidade das histórias, roteiros e desenhos são ruins, aliás até acho o contrário, mas parece que nossa HQ anda bem mais pro design do que pra arte. Posso estar totalmente enganado, e parecendo preconceituoso, mas, num geral, a preocupação parece estar num produto final agradavel, o que o torna por vezes mais obrigatóriamente dentro de alguns padrões. Pode ser a tão esperada profissionalização da HQB, e uma boa parte deve estar muito feliz com isso (estamos alcançando o que nunca antes foi alcançado como os prêmios de Bá e Moon). Eu também estou, mas a minha preocupação é outra, e espero que a de outros também. É claro que deve haver preocupação com o produto final, sua forma e tudo o mais, mas ela deve estar ligada também ao conteúdo, estilo próprio, e gênero, e não apenas a produção de algo bonito e agradavel.

Agora, depois de ficar falando tanto, tenho que desenhar muito.

Alguns sites com textos do Gazy Andraus:

Um comentário:

technology disse...

I will pass on your article introduced to my other friends, because really good!
wholesale jewelry