quinta-feira, 17 de junho de 2010

Asilo Arkham e Psicose - Artigo

O Matheus me enviou hoje os arquivos do fanzine “Encontro”, vou tentar montar o pdf pra postar no fim de semana.
.
No “III seminário de Cultura Visual”, na UFG, além da narrativa visual, também apresentei um trabalho sobre o “Asilo Arkham”. Então, pra quem se interessa por uma investida teórica sobre os quadrinhos, estou postando o artigo referente a esse trabalho.
O conteúdo desse artigo faz parte do meu trabalho de iniciação científica, financiado pela Fapesp em 2009: “Quadrinhos em Revista: uma análise da graphic novel ‘Asilo Arkham’ de Dave Mckean e Grant Morrison”.
Resumo
Como opera a intertextualidade em uma história em quadrinhos? Esse texto busca identificar e analisar a relação intertextual da graphic novel “Asilo Arkham” com o filme “Psicose”, de Hitchcock. Com o objetivo de colaborar para o entendimento da linguagem verbo-visual da história em quadrinhos como linguagem artística e autoral.


O trabalho intertextetual permeia toda a narrativa do “Asilo Arkham”. Aparece nas mais variadas formas, verbais, visuais, citações diretas e indiretas. Algumas referências que aparecem ao longo da leitura são: a paixão de Cristo, fosseis arqueológicos, cartas de tarô, “Alice no País das Maravilhas”, mitologia grega, referências a pensadores, “Psicose” (tratado no artigo), entre outros.

Abraços!

Nenhum comentário: